Gdansk - Roteiro de 3 dias
Olá, tudo bem?
Como está sendo esse inÃcio de ano por aÃ?
Por aqui janeiro foi um mês estressante, cuidando de coisas burocráticas, e geralmente essas coisas são chatas de lidar. Mas espero que Fevereiro seja mais leve.
Mas esse post não é sobre assunto chato, é sobre viagem, um dos meus assuntos preferidos. Eu vim trazer um roteiro de 3 dias para conhecer Gdansk, já ouviu falar nessa cidade? Conhecia? Ela fica na Polônia.
Decidimos - eu e meu namorado - que irÃamos passar nosso réveillon viajando. Gdansk foi uma das opções que apareceu na minha pesquisa. Confesso que não conhecia essa cidade antes e após algumas pesquisas, compramos nossa passagem.
Depois de ter passado meu réveillon em Gdansk, acredito sim que vale a pena você conhecer também. É uma cidade pequena então acredito que 3 dias inteiro é tempo suficiente para conhecer a cidade toda. E aqui vou lista os lugares que conheci e assim ti ajudar a montar seu roteiro também. Separei o post em categorias para ti ajudar como; Cultura e Lazer, Gastronomia, Transporte e Hospedagem.
Se você gosta desse tipo de post e quer ver mais roteiros, clica Aqui pra ver de Jericoacara e Aqui pra ver o de Barcelona. E nesse link do Google Maps você consegue ter a lista dos lugares que visitei.
![]() |
Fala se não da vontade de morar nessa foto |
Transporte
Se você já leu meus posts de viagem aqui no blog sabe que uso alguns Apps para procurar por passagens areas dentro da Europa, que são: Skyscanner e o proprio Google Travel. Eles são meus principais meios de pesquisa pra saber onde comprar passagens mais baratas. E foi por onde vi que ir para Gdansk estava sendo uma boa opção.
Durante o tempo na nossa viagem não utilizamos nenhum meio de transporte - os lugares que visitamos era próximo um do outro então era tudo feito a pé - somente na chegada para ir até o Hotel, e o retorno para ir até o Aeroporto - Port Lotniczy. E nas duas vezes acabamos optando por táxi. Por utilizar o App Booking.com por alguns anos acumulei vantagens e eles estavam me oferecendo o serviço de taxi com desconto.
Mas caso você não tenha a mesma vantagem ou queira economizar, tem serviço de ônibus e trem saindo do aeroporto que vai até o centro de Gdansk, com algumas conexões. Como não utilizei esse tipo de serviço não tenho nenhuma dica ou orientação para dar. Vale dar uma olhada no site do trem, é possÃvel comprar atecipadamente.
Hospedagem
Utilizei o serviço do Booking.com para escolher o local da minha acomodação, porém não é a minha única fonte, sempre gosto de olhar as opções na cidade e localização em outros App como Airbnb antes de tomar uma decisão.
Os motivos pelos quais sempre busco nesses serviços é por você ter acesso as reviews dos hospedes anteriores, que é sempre bom dar uma olhada nessas avaliações, já deixei de fazer reserva em certos lugares por conta disso, e o contrário também vale, já fiz reservas em lugares por conta das reviews serem boas.
E escolhemos pelo Hotel Wolne Miastro tanto pela localização, como pelo preço. Como havia dito planejamos a nossa viagem sem muita antecedêndia, então os preços estavam mais elevados. Mesmo assim a localização do Hotel foi perfeita, tudo que havia planejado para conhecer era bem próximo ao hotel e conseguimos ir a pé.
O Hotel é bem localizado, a decoração é mais antiga, porém o quarto bem espaçoso e confortavel, o que eu mais amei foi o banheiro, bem grande o chuveiro estilo cachoeira. E diferente dos chuveiros da Irlanda, o box era no chão - talvez não faça sentido para quem nunca veio para Irlanda ou Inglaterra, mas o chuveiro é diferente do que nos conhecemos no Brasil.
Cultura | Lazer
A cidade de Gdansk é bem pequena, talvez se você quiser passar mais tempo recomendo que planeje visitar as cidades vizinhas, como a nossa viagem era para fujir da monotonia de Dublin e conhecer um novo lugar então os 3 dias inteiros que ficamos por lá foi perfeito, não precisamos correr para fazer o planejado, e conseguimos curtir muito o lugar. Vou listar abaixo os lugares que visitamos, e também irei deixar um link do mapa da cidade com roteiro no Google Maps, então é só você salvar e usar quando for.
![]() |
Passear pela beira do rio é outra viagem |
- Museu Segunda Guerra Mundial - Se você gosta da história da segunda guerra mundial ou de história mundial num todo, você tem que visitar esse museu, ele conta como a Polônia e em especifico Gdansk acabou fazendo parte desse momento histórico. O Museu é bem completo, e tem muita coisa pra ver, vale muito a pena, porém recomendo que compre o ticket online e agende a sua visita para o perÃodo da manhã, pois ele fecha as 18h. E não esqueça de comprar o guia audio caso você compreenda inglês, também acredito que vale muito a pena pois explica cada parte do museu - o audio não tem em Português infelizmente.
- Igreja de Santa Maria - A igreja fica bem central, confesso que não achei a Igreja mais linda que vi por dentro, acredito que a beleza dela esta mais do lado de fora, mas o interessante em entrar nela é subir na torre e ver a cidade toda de lá de cima. A entrada na Igreja é gratuita, mas pra subir na torre o ticket custa €3.7 por pessoa. Infelimente por conta do mal tempo - muita neblina - não conseguimos ver muita coisa.
- Artus Court | Main Town Hall | Fontamma Neptuna - São atrações que ficam no mesmo quadrado, é como uma grande praça onde você consegue ver a fonte e o prédio da Câmara Municipal. E é uma delÃcia caminhar por ali, tem restaurantes e cafés em volta e uma aquitetura lindÃssima.
- Green Gate | Green Bridge - Após o passeio pelo Artus Court caminha reto até chegar em um arco de pedras, e então você chega no Green Gate ou Portão verde, mas por algum motivo ele não é verde, tem somente o nome, e ao atravessar irá chegar na Green Bridge ou Ponte verde. Também recomendo esse passeio é lindo, e bem movimentado também.
- Mariacka Street - Essa é uma rua lindissima, cheia de prédios que são provavelmente do século 14. Durante o dia tem lojas de artesanato e joalheria aberta, os vendedores deixam amostras do seu trabalho na calçada. Foi nessa rua um dos restaurantes que fomos na noite de revéillon. Vale a pena a visita e tirar muitas fotos de recordação.
- The Great Armoury - Se você gosta de arquitetura ou mesmo aprecia a arquitetura da cidade quando esta viajando, esse é outro ponto de visita. É um prédio que foi contruÃdo por volta de 1600 e um exemplo da arquitetura renascentista Holandesa, onde era armazenado todo o arsenal militar e funcionou até 1800.
Gastronomia
Gostei muito da comida polonesa, mas também reparei que tem muito restaurante italiano pela cidade. Então se você é o tipo de viajante que não gosta de experimentar a comida local ou prefere ficar no já conhecido, não vai passar fome. Mas recomendo que experimente Pierogi, e a sopa Zurek. Eu amei. Vou lista abaixo os restaurantes, cafés e bares que visitamos.
- Tekstylia - Tomamos café da manhã no nosso primeiro dia nesse restaurante, que é uma mistura de café e restaurante. A decoração é linda, lembra uma loja de costura. Bom atendimento.
- Pan Papuga - Também fomos nesse restaurante pelo café da manhã, e amei a decoração o atendimento muito bom e a comida uma delÃcia.
- Amare Gusto - Se você tiver afim de uma culinária italiana ou saudades de uma pizza. Não foi o nosso preferido por conta do atendimento que foi mais ou menos, porém coloquei na lista pela vista que ele proporciona e a pizza é boa.
- Wine Bar Literacka: Esse foi o resturante que jantamos na noite de revéillon, ele fica na rua mariacka, o atendimento é muito bom, a comida uma delÃcia, e o lugar uma gracinha. O restaurante é pequeno, então se puder faça uma reserva. Ele tem três andares, e um deles fica num mesanino. Por algum motivo me senti transportada no tempo.
- Cocktail Bar Pociąg - Se você tiver afim de dar uma volta a noite e tomar uns drinks, é fácil encontrar em Gdansk esse tipo de "restaurante". Na verdade, não é resturante porque eles não servem comida é somente bebida, mas o lugar tem "cara" de resturante - meio confuso né - mas eu amei.
Eu também fiz um vÃdeo dessa viagem, se você gosta desse tipo de conteúdo da um clique. E aproveita e me segue lá no YouTube também pra ver mais conteúdos.
E me fale, deu vontade de conhecer Gdansk? Se você for me conta.
Nenhum comentário: