Gdansk - Roteiro de 3 dias

fevereiro 08, 2024
Olá, tudo bem?

Como está sendo esse início de ano por aí?

Por aqui janeiro foi um mês estressante, cuidando de coisas burocráticas, e geralmente essas coisas são chatas de lidar. Mas espero que Fevereiro seja mais leve. 

Mas esse post não é sobre assunto chato, é sobre viagem, um dos meus assuntos preferidos. Eu vim trazer um roteiro de 3 dias para conhecer Gdansk, já ouviu falar nessa cidade? Conhecia? Ela fica na Polônia. 
Decidimos - eu e meu namorado - que iríamos passar nosso réveillon viajando. Gdansk foi uma das opções que apareceu na minha pesquisa. Confesso que não conhecia essa cidade antes e após algumas pesquisas, compramos nossa passagem. 

Depois de ter passado meu réveillon em Gdansk, acredito sim que vale a pena você conhecer também. É uma cidade pequena então acredito que 3 dias inteiro é tempo suficiente para conhecer a cidade toda. E aqui vou lista os lugares que conheci e assim ti ajudar a montar seu roteiro também. Separei o post em categorias para ti ajudar como; Cultura e Lazer, Gastronomia, Transporte e Hospedagem. 

Se você gosta desse tipo de post e quer ver mais roteiros, clica Aqui pra ver de Jericoacara e Aqui pra ver o de Barcelona. E nesse link do Google Maps você consegue ter a lista dos lugares que visitei. 


Fala se não da vontade de morar nessa foto 


Transporte

Se você já leu meus posts de viagem aqui no blog sabe que uso alguns Apps para procurar por passagens areas dentro da Europa, que são: Skyscanner e o proprio Google Travel. Eles são meus principais meios de pesquisa pra saber onde comprar passagens mais baratas. E foi por onde vi que ir para Gdansk estava sendo uma boa opção. 

Durante o tempo na nossa viagem não utilizamos nenhum meio de transporte - os lugares que visitamos era próximo um do outro então era tudo feito a pé - somente na chegada para ir até o Hotel, e o retorno para ir até o Aeroporto - Port Lotniczy. E nas duas vezes acabamos optando por táxi. Por utilizar o App Booking.com por alguns anos acumulei vantagens e eles estavam me oferecendo o serviço de taxi com desconto. 
Mas caso você não tenha a mesma vantagem ou queira economizar, tem serviço de ônibus e trem saindo do aeroporto que vai até o centro de Gdansk, com algumas conexões. Como não utilizei esse tipo de serviço não tenho nenhuma dica ou orientação para dar. Vale dar uma olhada no site do trem, é possível comprar atecipadamente. 


Hospedagem

Utilizei o serviço do Booking.com para escolher o local da minha acomodação, porém não é a minha única fonte, sempre gosto de olhar as opções na cidade e localização em outros App como Airbnb antes de tomar uma decisão. 
Os motivos pelos quais sempre busco nesses serviços é por você ter acesso as reviews dos hospedes anteriores, que é sempre bom dar uma olhada nessas avaliações, já deixei de fazer reserva em certos lugares por conta disso, e o contrário também vale, já fiz reservas em lugares por conta das reviews serem boas. 
E escolhemos pelo Hotel Wolne Miastro tanto pela localização, como pelo preço. Como havia dito planejamos a nossa viagem sem muita antecedêndia, então os preços estavam mais elevados. Mesmo assim a localização do Hotel foi perfeita, tudo que havia planejado para conhecer era bem próximo ao hotel e conseguimos ir a pé. 
O Hotel é bem localizado, a decoração é mais antiga, porém o quarto bem espaçoso e confortavel, o que eu mais amei foi o banheiro, bem grande o chuveiro estilo cachoeira. E diferente dos chuveiros da Irlanda, o box era no chão - talvez não faça sentido para quem nunca veio para Irlanda ou Inglaterra, mas o chuveiro é diferente do que nos conhecemos no Brasil. 


Cultura | Lazer

A cidade de Gdansk é bem pequena, talvez se você quiser passar mais tempo recomendo que planeje visitar as cidades vizinhas, como a nossa viagem era para fujir da monotonia de Dublin e conhecer um novo lugar então os 3 dias inteiros que ficamos por lá foi perfeito, não precisamos correr para fazer o planejado, e conseguimos curtir muito o lugar. Vou listar abaixo os lugares que visitamos, e também irei deixar um link do mapa da cidade com roteiro no Google Maps, então é só você salvar e usar quando for.

Passear pela beira do rio é outra viagem


- Museu Segunda Guerra Mundial - Se você gosta da história da segunda guerra mundial ou de história mundial num todo, você tem que visitar esse museu, ele conta como a Polônia e em especifico Gdansk acabou fazendo parte desse momento histórico. O Museu é bem completo, e tem muita coisa pra ver, vale muito a pena, porém recomendo que compre o ticket online e agende a sua visita para o período da manhã, pois ele fecha as 18h. E não esqueça de comprar o guia audio caso você compreenda inglês, também acredito que vale muito a pena pois explica cada parte do museu - o audio não tem em Português infelizmente. 

- Igreja de Santa Maria - A igreja fica bem central, confesso que não achei a Igreja mais linda que vi por dentro, acredito que a beleza dela esta mais do lado de fora, mas o interessante em entrar nela é subir na torre e ver a cidade toda de lá de cima. A entrada na Igreja é gratuita, mas pra subir na torre o ticket custa €3.7 por pessoa. Infelimente por conta do mal tempo - muita neblina - não conseguimos ver muita coisa. 

- Artus Court | Main Town Hall | Fontamma Neptuna - São atrações que ficam no mesmo quadrado, é como uma grande praça onde você consegue ver a fonte e o prédio da Câmara Municipal. E é uma delícia caminhar por ali, tem restaurantes e cafés em volta e uma aquitetura lindíssima. 

- Green Gate | Green Bridge - Após o passeio pelo Artus Court caminha reto até chegar em um arco de pedras, e então você chega no Green Gate ou Portão verde, mas por algum motivo ele não é verde, tem somente o nome, e ao atravessar irá chegar na Green Bridge ou Ponte verde. Também recomendo esse passeio é lindo, e bem movimentado também.  

- Mariacka StreetEssa é uma rua lindissima, cheia de prédios que são provavelmente do século 14. Durante o dia tem lojas de artesanato e joalheria aberta, os vendedores deixam amostras do seu trabalho na calçada. Foi nessa rua um dos restaurantes que fomos na noite de revéillon. Vale a pena a visita e tirar muitas fotos de recordação. 

- The Great Armoury - Se você gosta de arquitetura ou mesmo aprecia a arquitetura da cidade quando esta viajando, esse é outro ponto de visita. É um prédio que foi contruído por volta de 1600 e um exemplo da arquitetura renascentista Holandesa, onde era armazenado todo o arsenal militar e funcionou até 1800. 


Gastronomia

Gostei muito da comida polonesa, mas também reparei que tem muito restaurante italiano pela cidade. Então se você é o tipo de viajante que não gosta de experimentar a comida local ou prefere ficar no já conhecido, não vai passar fome. Mas recomendo que experimente Pierogi, e a sopa Zurek. Eu amei. Vou lista abaixo os restaurantes, cafés e bares que visitamos.


- Tekstylia - Tomamos café da manhã no nosso primeiro dia nesse restaurante, que é uma mistura de café e restaurante. A decoração é linda, lembra uma loja de costura. Bom atendimento.

- Pan Papuga - Também fomos nesse restaurante pelo café da manhã, e amei a decoração o atendimento muito bom e a comida uma delícia. 

- Amare Gusto - Se você tiver afim de uma culinária italiana ou saudades de uma pizza. Não foi o nosso preferido por conta do atendimento que foi mais ou menos, porém coloquei na lista pela vista que ele proporciona e a pizza é boa. 

- Wine Bar Literacka: Esse foi o resturante que jantamos na noite de revéillon, ele fica na rua mariacka, o atendimento é muito bom, a comida uma delícia, e o lugar uma gracinha. O restaurante é pequeno, então se puder faça uma reserva. Ele tem três andares, e um deles fica num mesanino. Por algum motivo me senti transportada no tempo. 


Cocktail Bar PociÄ…g - Se você tiver afim de dar uma volta a noite e tomar uns drinks, é fácil encontrar em Gdansk esse tipo de "restaurante". Na verdade, não é resturante porque eles não servem comida é somente bebida, mas o lugar tem "cara" de resturante - meio confuso né - mas eu amei. 

Eu também fiz um vídeo dessa viagem, se você gosta desse tipo de conteúdo da um clique. E aproveita e me segue lá no YouTube também pra ver mais conteúdos. 



E me fale, deu vontade de conhecer Gdansk? Se você for me conta.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.